Guignol nasceu em Lyon, alguns anos depois da revolução ( 1810?), pela mão de Laurent Mourguet, um canut ( operário da seda) caído no desemprego. Diz-se que a marioneta de luva foi inicialmente usada pelo seu criador para atrair a clientela, enquanto dentista ambulante! E alguns acrescentam que também servia para "abafar" os gritos dos pacientes. Não se vê como Mourguet poderia manipular o seu boneco e tirar dentes ao mesmo tempo. Enfim, histórias de marionetas! Tal como acontece com D. Roberto, parece que Guignol não terá traços fisionómicos muito típicos, dependendo da criatividade dos diferentes bonecreiros. Há vários Guignols no Museu ( Guignol) de Lyon. Todo o Teatro de Marionetas é hoje conhecido em França, como em grande parte do Mundo como Teatro de Guignol. Também de traços fisionómicos atípicos é o seu amigo Gnafron ou as respectivas mulheres Madelon e Toinon. Personagem curiosa e frequente é o Juiz (Monsieur Le Balli). Bom, a verdade é que a popularidade de Guignol é tal e o seu sucesso foi tão grande desde o princípio do sec.xix que esta marioneta de luva destronou no mundo francófono o anterior Polichinelo, este sim, primo direito do Pulcinella italiano, saído da commedia del'arte e que se espalhou por toda a Europa. Lyon tem de alguns anos para cá um concurso de teatro com o nome Guignol; em Bruxelas há um festival Guignol, entre Abril e Setembro, enfim, como pode ver-se, esta marioneta é bastante acarinhada. Até a Televisão tem algo semelhante aos bonecos da Contra-Informação, necesssariamente conhecidos como Les Guignols. A informação é, naturalmente, tratada em forma de sátira política.
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