Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A Geração mais preparada de sempre

De vez em quando lá temos que "levar" com esta laracha. Esta é a geração mais preparada de sempre. Não se sabe muito bem a que parcela dos vivos se referem os arautos. Talvez aos trintinhas, aos quarentinhas, aos cinquentões?Mas isso é o menos, de facto. Considerando a curso normal da vida e as próprias circunstâncias, seria suposto que a última geração fosse sempre a mais bem preparada. Todos os pais desejam, em princípio, que os filhos sejam melhores do que eles: tenham melhor preparação académica. mais oportunidades, relações sociais e profissionais mais favoráveis, etc. O sistema de ensino, determinante na evolução das sociedades, também deveria ser cada vez mais inclusivo e pedagogicamente melhor e mais apetrechado.
    Não é o caso, infelizmente, no que a Portugal diz respeito. Excluindo o facto de o sistema conseguir receber mais alunos, havendo menos de ano para ano, quase tudo o resto piorou. Piorou a qualidade dos docentes e a sua autoridade, apesar de disporem de meios tecnológicos cada vez mais sofisticados mas cuja insuficiência é objecto de constante reclamação. No ensino, como nas forças de segurança, como nos serviços públicos há sempre falta de meios humanos e materiais. Piorou a disciplina nas salas de aula, chegando ao ponto de muitos professores ultrajados e até agredidos moral e fisicamente por alunos esconderem a realidade para disfarçar a sua própria incompetência. Há menos desistências nos últimos tempos porque as escolas estão manietadas e, na prática, proibidas de reprovar. As universidades licenciam analfabetos porque o rigor passou a ser mal visto e os alunos, na sua maioria, tornaram-se preguiçosos copiando mediocridades da internet, não trabalhando e julgando que tudo lhes deve cair no regaço. Adoptando canhestramento o acordo de Bolonha, os cursos universitários pioraram, encurtando no tempo e aumentando nos graus. Em rigor, e como as licenciaturas nada valem como já disse e todos constatamos diariamente, as universidades vendem mestrados e doutoramentos.
    O país não forma técnicos. Velho problema agudizado pelo complexo do doutor, ainda que do cuspe e do giz, foram de pleno direito extinguidos os cursos técnicos e as envergonhadas tentativas de emendar a mão, em pouco ou nada têm resultado. Os casos espontâneos ( canalizadores, electricistas, carpinteiros e demais mesteres ) rapidamente conseguem emprego nas autarquias locais e outros serviços, de preferência públicos. À custa da sociedade civil, naturalmente. Emprego fixo, com regalias e uns ganchos aos fins de semana de quando em vez. O que pode haver de melhor? Por esse país fora, é um bico de obra conseguir mão qualificada ou não qualificada. Mas encontramos cafés cheios a qualquer hora, copos de três ou minis quanto baste. E não  são reformados, a maioria das vezes. Há bares por essas cidades fora especializadas em happy hours e é só vê-los, a geração mais preparada de sempre a largar garrafas de cerveja nos passeios e até em plena rua.
    Não para de aumentar o absentismo. Somos governados por papagaios zombies  eleitos por menos de metade dos portugueses. Todos se queixam, no momento, porque as preocupações democráticas ficam sempre bem aos serventuários que têm de exibir e honrar o cartão partidário. Mas o ministério da educação entende que os irmãos de Famalicão, bons alunos, devem reprovar por rejeitarem a doutrinação  embrulhada na "disciplina" de Cidadania e Desenvolvimento.
    Enfim, a geração mais bem preparada de sempre comunica mal oralmente e por escrito. Por isso aceita, conformada e agradecida essa monstruosidade que dá pelo nome de acordo ortográfico. Contesta a precariedade do emprego, mas tudo o que deseja é ser funcionário público. Por isso o país está condenado a ocupar a cauda da Europa, porque a nossa produtividade é miserável.
    Em suma: a geração maravilha de que falamos faz pouco, é conformista e resignada, deixa muito a desejar civicamente e caminha para o analfabetismo e para a miséria consultando sempre e com grande utilidade e desembaraço o inevitável smartfone. Vai, mi liga, tá?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário