Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Estado paga a multa

Leio no jornal que o Senhor Dr. Mário Soares circulava na viatura oficial ( a que tem direito) a 199 kms por hora. Nada de mais. Terá exigido alguma pressa ao motorista para não chegar atrasado a um qualquer compromisso. Daí só poderemos inferir que o Dr. Soares circula em boas viaturas ( oficiais), que é servido por um bom condutor, e que temos boas auto-estradas. Cada vez menos utilizadas, por falta de dinheiro para as portagens do Zé povo que as pagou continua e continuará a pagá-las e a utilizá-las cada vez menos. Tudo isto é pouco interessante. Verdadeiramente interessante terá sido a resposta que, segundo a notícia, o Dr. Soares deu  ao Senhor Guarda:" o Estado paga a multa". Nesta frase lapidar e paradigmática encerra-se todo um programa de governo. Dos que o Dr. Soares chefiou e de muitos outros. A frase encerra toda a estrutura de um regime: aquele que foi criado com o arcaboiço do Dr. Soares e graças ao seu fortíssimo  patrocínio. Encerra-se nesta frase o estado e a perspectiva de evolução do Estado português. O Estado é ninguém. Como um romeiro. É essa entidade abstracta que pode ser roubada e a cujas tetas se penduram os verdadeiros democratas deste faz-de-conta. O Dr. Soares sempre teve e tem uma enorme dificuldade em perceber que o Estado é pago pelo mesmo Povo que lhe enche a boca; que aquilo que o Estado paga sai do bolso desse mesmo povo. Tal como a viatura em que era transportado. Tal como o motorista. Tal como a secretária a que também tem direito, como ex-Presidente da República. Tal como o Gabinete. Ao que consta, O "Estado" também paga esse gabinete que, por mero acaso, fica na sua Fundação. Esta, por sua vez e segundo consta, funciona numa casa oferecida pela Câmara Municipal de Lisboa, de que o filho foi Presidente e cujo funcionamento e dívidas o mesmo Povo paga. Francamente, depois de tantos milhões e milhões com a revelação dos quais nos cansamos já diariamente, o que são 300 euritos? É obsceno que, perante as dificuldades do País, o Dr. Soares passe o tempo a lamentar a pobreza progressiva a que estamos condenados. Só pode ser hipocrisia. Acreditamos que não seja puro cinismo. Mera hipocrisia. Como disse há meses o vice da bancada socialista que agora se demitiu, devemos borrifar-nos para a dívida. Em verdade, em verdade vos digo: o homem só disse aquilo que todos os socialistas pensam. Aquilo que muito boa gente pensa. Aqueles a quem, seguramente, pouco ou nada custará a pagar.
Boa Páscoa Dr. Soares. Cuidado com as multas que a operação já está na estrada. Não serve para nada, como as restantes. Mas é mais uma operação da GNR que o Estado paga. Ora essa!

2 comentários:

  1. Como eu te compreendo e concordo contigo. Como é difícil para quem TRABALHA todos os dias e tenta manter postos de trabalho e com dignidade tentar cumprir todas as regras, mesmo aquelas que não compreende e que só servem para manter os empregos de quem depende do estado e trabalhando ou não tem o salário garantido no final do mês. Como os MAUS exemplos chegam de cima os que estão no fim da tabela acham-se no direito de "roubar" na medida da proporção que lhes cabe neste quinhão que todos pagamos e poucos usufruimos.

    ResponderEliminar
  2. Também eu compreendo bem o que exprimes no teu comentário. É, de facto, difícil, aturar diariamente esta gente que há anos abocanhou o Estado e todos os nossos recursos. De resignação em resignação, vaomos negando a nossa própria identidade.

    ResponderEliminar