Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Que Nhaga!

Tenho uma neta, com dois anos e meio, que faz "feitícios": quando destapa os pequenos objectos que guarda com o guardanapo, o lenço ou simples folha de papel. diz uau e solta uma gargalhada genuína e cristalina a que ninguém pode ficar indiferente. Também utiliza nesta fantástica tarefa, um lápis ou qualquer objecto que se assemelhe a uma varinha mágica. É um encanto. Um hino à alegria e à felicidade.
Ocorreram-me estes "feitícios" de ternura por oposição e flagrante contraste com a notícia hoje divulgada sobre contratos patéticos e inacreditáveis entre dirigentes do Benfica e um tal feiticeiro guineense de seu nome Armando Nhaga. Coloco sempre algumas reservas neste tipo de leituras. Mas alguma coisa deverá ter acontecido. Também não creio que absurdos tão negros como este tenham nascido do nada. Bom, os dinheiros eventualmente pagos ao Senhor Nhaga pelo Benfica será dos accionistas da SAD, entre os quais estará o Clube - ao que julgo- e indirectamente todos os sócios. Socialmente é grave. Não o dinheiro eventualmente pago ao Nhaga. Mas a crendice nos feitiços que variavam de jogo para jogo - ( não há dois casos iguais )- mas envolviam sempre bagaço, sacríficios de animais, como galinhas, porcos, entre outros. Alguém conseguirá acreditar nisto em 2017?
 Mais um pequeno empurrão. Entre os dirigentes do Benfica e da sua SAD estão, naturalmente o presidente Luís Filipe Vieira e o Senhor Dr. Rui Gomes da Silva. Este parece ter-se correspondido e "regateado" os serviços do Nhaga. Além de advogado, o Dr. Gomes da Silva tem um vasto e riquíssimo  currículum político. Deputado, chefe de gabinete do Secretário de Estado Santana Lopes, Ministro dos Assuntos Parlamentares do XVI Governo Constitucional e, pouco depois, - imaginem - Ministro adjunto do Primeiro Ministro Santana Lopes, (pois claro) , quando foi preciso substituir Henrique Chaves.
 Foi vice-presidente da Direcção do Sport Lisboa e Benfica e administrador da respectiva SAD  até 2016, aquando da última eleição de Luís Filipe Vieira. Agora é um estimado e douto comentador televisivo. 
É arrepiante. Este Senhor, que já ocupou cargos de indiscutível responsabilidade e de muito poder na estrutura da Estado Português, conseguirá alimentar crendices com o objectivo de beneficiar o seu clube ou prejudicar adversários ( o que vai dar no mesmo) através de feitiçarias que envolvem bagaços, sacrifícios de animais e sabe-se lá que mais?
A que nível descemos como sociedade e como povo? Que Nhagas nos irão acontecer ainda? Sem mais comentários. Tudo isto é muito tenebroso, patético e miserável para ser verdade. Não acredito. Não acreditem, por favor, pela sanidade mental de todos nós.
Ah! Esqueci-me de referir. O Senhor Dr. Rui Gomes da Silva é membro dessa agremiação chamada Maçonaria, cujos membros tantos serviços têm prestado à florescente sociedade portuguesa. Alguém se espantará? Se pudesse, fazia um "feitício".

2 comentários:

  1. Olá José Baros.Só hoje consigo ao teu excelente artigo porque desde 2a. feira que fui para o Porto com a minha mulher fazer entre outras passeatas, a 4a. subida do Douro desta vez até ao Pinhão,e só hoje regressei.Quanto aos teus comentários refrentes à feitiçaria que o Benfica arranjou,já nada me admira,desde o tempo do Zandinga que o Futebol começou a definhar,o que me levou a afastar-me de vez de sustentar o clube do qual sempre fui adepto e simpatizante o Sport Lisboa e Benfica.Posso dizer-te que o último jogo que vi ao vivo foi ainda no antigo Estádio da Luz «á borla com bilhetes oferecidos pelo nosso antigo colega Ferreira de Almeida»,à data vogal da direcção do Damásio,um Benfica - Barcelona onde se estreou o Rui Costa e cujo resultado foi 0-0.Nunca vi ao vivo o João Pinto jogar,e ao Estádio novo só fui em visita para conhecer com o meu neto, e para almoçar ou jantar na Catedral da Cerveja,por isso podes ver como me
    afastei,desta coisa que ainda chamam de futebol.Quanto a essa espécie de comentador que dá pelo nome de Rui Gomes da Silva,chamar DR., a uma coisa daquelas é uma ofensa aos verdadeiros,não comento a não ser que juntamente com o outro «jumento» que comenta na TVI,demosntra a falta coragem e alguma razão para o LFV, não correr com eles pois é uma vergonha para quem v^e em especial para o Clube.Mas também sei que há«cegos»,que gostam de indivíduos com esses e por isso o circo continua.Uma vez mais os meus Parabéns pelo teu artigo,e sabendo que és um adepto do FCP, só lamento não conhecer mais ninguém desse Clube como tu,mas a desgraça é igual.Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se descemos ou subimos, mas... há muito que acredito que é com "feitiços" e outras crendices que tantos cretinos ocupam lugares de destaque na esfera nacional. Senão vejamos: entram na política, roubam, vão presos (pouco tempo e com tratamento VIP) e depois com feitiços conseguem enganar o povo e voltam a estar no topo da lista para serem reeleitos. Outros entram na política e a partir daí, mesmo sendo incompetentes, nunca mais deixam a ribalta e quando fazem m... não são punidos são geralmente promovidos.
    Se isto não é feitiço então o que é? Que vergonha de País.

    ResponderEliminar