Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Bater no Ceguinho



Há coisas do arco da velha! O Senhor Presidente esteve no Algarve, de novo. Parece que o Reino dos Algarves se tornou palco para início de comédias orquestradas. Desta vez decidiu criticar a DGS por não ter divulgado ainda as regras para a festa do Avante. Vejam bem. A cinco dias de tamanho evento. Com candura notável, este departamento da administração pública veio logo obedecer e desobedecer ao Senhor Presidente. Questão multifacetada e difícil. Mas é o promotor -em posse do parecer desde a tarde de ontem - que deveria divulgar, caso entendesse. Rio cai na esparrela, e desanca também candidamente na DGS. Vai daí, o PM António Costa, em jornada partidária, mostrou quem é que manda: de corneta desimpedida disse que o parecer seria divulgado de imediato.
Espantoso. Verdadeiramente espantoso. Costa é hábil, diz-se. com a ajuda simulada do presidente. e ainda...com a inabilidade política do Rui Rio e da restante oposição. Esclarecimento: o bloco não é oposição. morde na maçã. O PCP é interessado directo e partilha há muito a dissimulação. Ninguém perguntou ao Senhor Presidente, a que propósito decide criticar um departamento do Estado. Estará este departamento em auto-gestão? Faz algum sentido o Senhor Presidente queixar-se de desconhecimento? Porque não perguntou ao PM Costa com quem é suposto reunir às quintas-feiras?  E a Ministra da Saúde? E o Secretário de Estado?
É patético que o Presidente da república critique departamentos e técnicos quando pode e deve pedir responsabilidades políticas. Ora a DGS não deve fazer política. Há eleitos para assumirem essa responsabilidade. Será que o Senhor Presidente desconhece regras elementares da vivência democrática? Regras elementares da organização do estado? Não, não desconhece, obviamente. Logo, foi uma dissimulação e uma jogada. Rui Rio caíu na esparrela. Parece que essa é a sua única habilidade. Não criticou o PM; não criticou a ministra. Não criticou nenhum responsável político, como deveria fazer. Perdeu mais uma oportunidade e deu ocasião a que o Costa "brilhasse". Assim se enganam os tolos. Como tantas vezes tem acontecido, as teias, ainda que patéticas, dos actuais detentores do poder, os seus conluios, enganam o povinho, porque até a oposição se deixa enganar. Ou será que participa nos enredos? É o que parece. Não vamos longe. Espera-nos a cepa torta nas esquinas que se seguem. Como dizia o outro: é a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário