Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

"Gostos não se discutem"

Há frases feitas, chavões sem conteúdo que todos temos tendência a usar como fuga à realidade. Um deles é que "os gostos não se discutem" ou numa abordagem mais dissimulada devemos respeitar os gostos de toda a gente. Não. Não devemos. Ninguém pode exigir-me que respeite  o gosto do Senhor Ascenso Simões para quem o Padrão dos Descobrimentos é um mamarracho que deveria ser destruído....Há quem goste do gosto e não é só certamente a Leila Lakel que terá decidido pichar o referido monumento. Isto não é mais do que um exemplo. Curiosamente, quem é tão tolerante com tais afirmações passa o dia a falar do vestido horroroso que a fulana levou à festa, da forma esborratada como a outra se pinta, da sala ou cozinha foleira da vizinha, enfim, de tudo quanto desagrada ao seu gosto que entende não ser discutível. Pois bem. Eu penso que há bom e mau gosto e em virtude do aludido chavão cada vez o mau gosto ocupa um espaço social maior. Pena. Podem continuar a repetir que os gostos não se discutem, mas eu jamais confundirei um rapper ousado e ôco ou um qualquer aspirante a estrela de rock and roll, ignorante e sem talento  com Mozart, Vivaldi, The Beatles e tantos outros com talento, com conhecimento e com criatividade. Quem diz na música diz em qualquer outro ramo artístico, científico, tecnológico ou até desportivo. Podem entender que os gostos são todos igualmente respeitáveis ou que não se discutem, mas não podem impor-me que eu partilhe dessa imbecilidade.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário