Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Comparsas e Trapaças

Tancos e (extensões): o cidadão assiste, perplexo, aos patéticos episódios gotejados desta farsa grotesca. E não acredita. Ninguém pode acreditar que as personagens consigam exibir - todas elas - o ar inocente mas arrogante de quem não sabe e não quer estar à porta do paiol. -  Não sabem de nada! - E todos, mas todos, estão sempre de consciência tranquila. Comme d'habitude. Não sabem nada. E ninguém lhes diz que nada saber quando deveriam saber importa uma desbragada incompetência e até cumplicidade, no mínimo. Em Portugal ninguém sabe de nada que possa comprometer. Em Portugal, transformado pelos farsantes e comparsas num sítio mal frequentado, desde que o abocanharam, ninguém é responsável. Porque a questão, todas as questões estão ou vão ser averiguadas e investigadas. Depois se verá. Em averiguação a caminho do rio Lete está o episódio marinheiro da perda da caixa de munições que o zeloso cidadão encontrou na estrada e entregou num posto policial. Em averiguação. Só depois disso se podem tomar medidas. Não será preciso também um estudo de impacto ambiental? Reprima-se já o excesso de zelo da cidadão, única causa adequada do evento burlesco.
Infarmed: Os estudos e averiguações começaram por ser muito rápidos na farsa Infarmed. Seria transferido para o Porto. Palavra do pm. Do Costa, António, a não confundir com a  palavra  do Costa...do Castelo. Um ano depois e bastidores qb não foi transferido. Melhores estudos se produziram. E mais profundos.
Pantominas: o pm é um avalista. Um fiador. Um garante garantido. Todos os seus apaniguados são activos firmes, até que miraculosamente viram tóxicos. Ocorrem-me os episódios da farsa das incompatibilidades. Recente. Porque as mais antigas já foram. Lembram-se? O ministro Siza -  especialista em Direito Comercial, ao que consta - constituiu uma sociedade na véspera de o ser. Ministro, claro. E ficou gerente. Bem acompanhado pela parceira matrimonial ou consorte. Quando constou, o especialista não sabia da incompatibilidade. Todos sabemos que ele não sabia. Foi um lapso. Ó meu amigo! Você nunca teve um lapso? Promovido agora o Ministro Siza, a economia foi modelada a gosto, atenta a connection com a energia, diga-se EDP. Saiam da economia as energias. Renováveis e não renováveis. Mas ficou o Turismo. E lá está em destaque a cara metade. Mas agora, o Ministro Siza sabe. Sabe Siza, Siza sabe. Incompatibiliadade? Era o que faltava!!!. Chegou e disse. Pôs o chapéu e foi-se. Algum tempo depois: pois, pois, declarar-se-á impedido com questões relacionadas com a associação a que preside a consorte. Quais serão? Muita energia a despender para separar o inseparável. Que activo mais complexo. A juntar ao Secretário Galamba (bem) içado para a energia do Ambiente.
Incêndios: Das tragédias de 2017 retiraram-se algumas conclusões. (i) obrigar os particulares a limpar já que o Estado e as suas extensões não limpam. (ii) Propaganda, muita propaganda acerca de apoios, desmentida pela realidade. (iii) retenção obscena de verbas comunitárias pelo próprio Estado. (iv) Face ao exemplo, vigarices e urdiduras várias para burlas e apropriações indevidas. Tudo a ser averiguado. Tudo a ser investigado, claro está. Mas, Monchique foi em 2018. Trágico também. O pm congratula-se: não houve vítimas e mais: isto só prova como tudo o resto correu bem. Palmas. Palminhas. Extraordinário. Simplesmente extraordinário.
OE 2018: dois apontamentos comezinhos: a electricidade vai baixar em 2019. Soprem as trombetas; libertem-se os canais populistas. Afinal será apenas o IVA no aluguer dos contadores da mais baixa potência. A potência que não permite ligar a chaleira e a luz da cozinha em simultâneo porque faz disparar o disjuntor. Bolas. Arre burro!De Loures a Lisboa é um esticão.
Outro: reforma aos 60 anos desde que haja 40 anos de contribuições. Olá!? Esclarecimentos do Ministro Vieira: aos 61 com 40 anos de contribuição já tem penalizações. Pois. Não começou a descontar aos 20. A medida destina-se apenas a compensar o trabalho infantil de outrora. É justo.

Sem comentários:

Enviar um comentário